O projeto "Escolas Digitais" é uma iniciativa do NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia que visa trazer para os países de língua portuguesa o processo de certificação e reconhecimento das escolas que se distinguem pela utilização das novas tecnologias como ferramenta para um ensino inovador.

Duas ferramentas essenciais que irão estar presentes neste processo são o mapa "Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Roteiro para Escolas Digitais" e o "Questionário de auto-avaliação". Em conjunto permitirão às escolas compreender o seu estágio atual de evolução neste domínio, bem como as mudanças e procedimentos a adotar para se tornarem uma Escola Digital de Distinção.

Este projeto seguirá os passos do projeto "Digital Schools of Distinction", da República da Irlanda e que deu origem ao "Digital Schools of Europe" do qual o NUCLIO é o coordenador em Portugal.

Este é um importante projeto, já galardoado pela União Europeia e que faz parte integrante de uma nova iniciativa para certificação de escolas por toda a Europa pela utilização das novas tecnologias como ferramenta para um ensino inovador.

O projeto foi lançado em Portugal, dia 16 de Novembro de 2017, com o nome "Escolas Digitais" que visará validar o processo em 100 escolas portuguesas numa fase inicial e posteriormente poder ser aplicado em todas as escolas do país.