As escolas que se associarem ao projeto encontrarão a oportunidade de reconhecimento Europeu como Escola Digital de Distinção, integrando um projeto galardoado pela União Europeia que privilegia o ensino inovador pelo meio de ferramentas digitais e que faz parte de uma iniciativa inovadora de certificação de escolas a nível Europeu.

Procedimentos

O primeiro passo para participar no projeto será a utilização do Questionário de Autoavaliação  que permitirá descobrir qual o nível de integração das TIC na vida escolar como um todo. Este questionário é de livre acesso e qualquer professor/escola poderá preenchê-lo sem ter que criar qualquer afiliação ao projeto.

As escolas interessadas em participar, deverão introduzir um contacto de e-mail ao preencher este questionário e de seguida proceder ao Registo/Login  com o mesmo e-mail na página de forma a criar uma área pessoal na qual todos os resultados e informações relevantes da escola serão armazenados e por onde o apoio personalizado será coordenado.

O passo seguinte, das escolas que se afiliarem ao projeto, será a utilização do Roteiro para Escolas Digitais que apresentará sugestões e procedimentos que a escola deverá adotar para receber o reconhecimento de Escola Digital de Distinção em Portugal e na Europa.

Este é um processo iterativo, em que uma escola realiza a sua autoavaliação, identifica pontos que necessitam melhorias, implementa essas melhorias, volta a realizar a autoavaliação, e assim sucessivamente até alcançar os critérios mínimos para solicitar o inicio do processo de validação e certificação.

Apoios

Todas as escolas que se registarem no projeto serão contactadas pelo NUCLIO, que iniciará uma monitorização e apoio permanente ao percurso da escola.

Durante este percurso, o NUCLIO fornecerá todo o apoio necessário, visitando cada escola individualmente e promoverá sessões gerais e individuais de comunicação e discussão de estratégias de desenvolvimento na direção da excelência no uso das TIC.

No final deste percurso, as escolas deverão encontrar naturalmente integradas na vida escolar:

• Uma visão estratégica de planificação e de integração das TIC na escola
  • A incorporação das TIC no currículo disciplinar resultando na exploração de técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem
  • Uma consciência escolar na qual o desenvolvimento profissional e a formação dos professores ocupam uma posição privilegiada
  • Redes de colaboração e partilha da prática docente, por meio das TIC
  • Métodos de criação e partilha de informação eficazes em toda a comunidade escolar
  • Comunicação efetiva entre todos os interveniente educativos, recorrendo às TIC
  • Planificação e aquisição de infraestruturas e equipamentos que suportem o ensino e a comunicação digital como um todo.

Critérios

As escolas podem solicitar o reconhecimento como Escola Digital mediante o cumprimento mínimo de vários critérios nas seguintes áreas:
1) Liderança e Planeamento;
2) TIC no Currículo;
3) Desenvolvimento Profissional Contínuo;
4) Cultura sobre a Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia;
5) Infraestrutura e equipamentos de Tecnologias de Informação e Comunicação.

O documento seguinte indica qual o nível mínimo a atingir em cada questão. O resultado da autoavaliação também indica em cada caso se os critérios foram ou não atingidos.

Guia do Roteiro para ser Escolas Digitais

Em breve estarão disponíveis cursos online gratuitos que ajudam a  “navegar” por todo o processo.

Também em breve na secção do Roteiro estarão disponíveis sugestões e dicas de como pode melhorar o desempenho da escola em tópicos específicos.