Nível de Conhecimento e Participação do Professor

Inicial

Alguns professores têm participado no desenvolvimento profissional no domínio das TIC.

Habilitado

Os professores estão conscientes e mais da metade têm participado em programas de desenvolvimento profissional nas TIC.

Confiante

A maioria dos professores têm tirado partido das oportunidades de desenvolvimento profissional nas TIC no plano individual ou integral da escola.

Desenvolvido

Os professores atingem o seu desenvolvimento profissional através da participação ativa nas comunidades de prática de ensino e redes peer-to-peer.

Planeamento

Inicial

Somente os professores interessados identificam as suas próprias necessidades de desenvolvimento profissional nas TIC.

Habilitado

Um professor individualmente ou a equipa de ART identifica as necessidades de desenvolvimento profissional dos professores da escola em relação à integração das TIC.

Confiante

O professor coordenador de TIC ou a equipa ART facilita a identificação de necessidades ART globais dos professores. Programa de DPC é desenvolvido.

Desenvolvido

Os professores envolvem-se regulamente em práticas reflexivas de auto-avaliação de modo a desenvolver o programa da escola para a formação contínua de professores. Os estudantes têm a possibilidade de praticar a auto-reflexão.

Foco

Inicial

O desenvolvimento profissional tem como prioridade a aquisição de competências básicas em TIC.

Habilitado

Menos de metade dos professores participam em formação contínua sobre a integração das TIC no currículo.

Confiante

A maioria dos professores envolvem-se regularmente em sessões de formação contínua voltada para a integração das TIC no curriculo.

Desenvolvido

A Escola identifica e planifica programas de formação contínua para toda a escola com base nas suas necessidades específicas.

Confiança do Professor

Inicial

Um número limitado de professores têm competências básicas em TIC e sentem-se confiantes para utiliza-las em sala de aula.

Habilitado

Há uma crescente confiança entre os professores na integração das TIC no currículo.

Confiante

A maioria dos professores está confiante para integrar as TIC nas suas práticas letivas diárias.

Desenvolvido

Os professores sentem-se confiantes para partilhar as suas experiências e práticas inovadoras, de integração das TIC, dentro da sua própria escola e com outras escolas.

Necessidades Educativas Especiais

Inicial

Menos da metade dos professores, que trabalham com alunos com necessidades especiais, tiveram formação profissional em TIC & NEE.

Habilitado

Todos os professores envolvidos em necessidades educativas especiais concluíram o desenvolvimento profissional em TIC para estudantes com NEE.

Confiante

Os professores são competentes no uso das tecnologias para estudantes com NEE e outras tecnologias para apoiar os alunos com necessidades educativas especiais.

Desenvolvido

Os professores estão confiantes e adquiriram as competências para usar uma ampla gama de tecnologias para facilitar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.

Ensino Informal

Inicial

Há pouca partilha de ideias ART e de boas práticas entre os professores.

Habilitado

Há uma tendência para a partilha de ideias ART e de boas práticas entre os professores.

Confiante

A partilha de novas ideias e boas práticas entre professores é encorajada e faz parte do plano da escola.

Desenvolvido

A escola apoia e facilita a aprendizagem entre pares em TIC na escolas, na comunidade local , a nível nacional e internacional. A utilização do UDL (Universal Design for Learning) faz parte do plano da escola.