Tecnologias de Informação e Comunicação no Curriculo

Nível de Conhecimento do Professor

Inicial

Os professores têm uma compreensão geral acerca da forma como a ART pode melhorar o ensino e aprendizagem.

Habilitado

50% dos professores compreendem as metodologias para integrar as TIC no currículo.

Confiante

A maioria dos professores compreendem como ART pode ser usado no currículo para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Desenvolvido

A maioria dos professores escolhem as suas próprias metodologias para integração das TIC no currículo.

lajksghalkjsghlkajshglkjasb lkjdglkjshagkjahskjashdglkjhsadkjhf

lajksghalkjsghlkajshglkjasb lkjdglkjshagkjahskjashdglkjhsadkjhf

Sugestões

testxo do popup

Inicial

ljhAFhf çqjflhsghwl gçljgfçhwjgpo oçjg çoqjgoiwhgºoi oi poijg poilhouifouia niuf ibyiuyweiourty iurb uo bioiuROIb oit

Sugestões
ljhFL LQHQWHTBIOWGRB  KGGWELRH WLGRILUGIURGIlkjhluyrtyniuyeryt

Planeamento

Inicial

Há pouco ou nenhum planeamento para a integração das TIC no curriculo, com atividades de TIC voltadas apenas para aquisição de competências básicas pelos alunos, p. ex.: processamento de texto.

Habilitado

Existe algum planeamento para a integração das TIC, com o foco principalmente na preparação de professores, o ensino de toda a turma, avaliações, em grupos ou trabalho individual, envolvendo a utilização de várias ferramentas digitais.

Confiante

Os professores planificam, de forma estruturada, a integração das TIC nas suas aulas, atividades dos alunos e auto-avaliação. Os estudantes utilizam regularmente várias ferramentas digitais.

Desenvolvido

A escola dedica tempo para explorar novas abordagens para usar ART para melhorar a aprendizagem dos alunos. Os professores utilizam as ART de forma apropriada. Ferramentas como Learning Analytics, ePortfolios e outras ferramentas digitais similares são utilizadas.

Utilização pelo Professor

Inicial

Os professores usam computadores isoladamente e apenas fora da sala de aula.

Habilitado

Os professores usam as TIC para planear as aulas, a avaliação e como ferramenta de ensino.

Confiante

Os professores usam as TIC para fornecer oportunidades de aprendizagem transversais, centradas no aluno e baseadas no método construtivista e criam oportunidades para auto-avaliação.

Desenvolvido

Há evidências consistentes de atividades colaborativas, baseadas na descoberta e da utlização da ART em toda a escola. Os professores utilizam regularmente Learning Analytics, ePortfolios e outras atividades similares.

Experiência do Estudante

Inicial

Os estudantes, ocasionalmente, utilizam as TIC como parte do processo de aprendizagem.

Habilitado

Os estudantes experimentam regularmente as atividades ART.

Confiante

Os estudantes experimentam as actividades ART regularmente e utilizam as TIC para auto-avaliação e para colaborar nas actividades curriculares, dentro da escola e com outras escolas.

Desenvolvido

Os alunos são orientados na utilização das TIC para se dedicarem a oportunidades autênticas baseadas em descobertas e para apoiar e avaliar a aprendizagem, p. ex. criando conteúdos digitais e eportfolios.

Necessidades Educativas Especiais

Inicial

Os professores estão conscientes de que as TIC podem melhorar as oportunidades de aprendizagem dos alunos com NEE.

Habilitado

Os professores utilizam as TIC, focando-se no desenvolvimento da literacia e numeracia para os alunos com necessidades educativas especiais.

Confiante

Os professores utilizam ferramentas de diagnóstico TIC, atividades NEE e recursos de TIC para abordar objetivos curriculares aos alunos com necessidades educativas especiais.

Desenvolvido

TIC é essencial para todos os aspectos do ensino e aprendizagem das NEE, bem como no desenvolvimento dos PEI. Os recursos das TIC e actividades NEE são incorporadas em todos os níveis do planeamento escolar.